quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Forma Háptica

Devido ao grande sucesso... Assim como se justificam algumas prorrogações de promoções. Este post é devido ao interesse despertado pelo projeto de marchetaria 3D. Segundo o relato de alguns colegas, este trabalho chama a atenção pela forma e aparência final.
A experiência de produzir um objeto 3D é perfeita para aprender a enxergar o tridimensional. O processo consiste em desenhar um objeto orgânico. Neste momento a gente se depara com a primeira dificuldade: visualizar as faces de uma figura orgânica. Logo o desenho é transferido para um bloco de isopor. Mais difícil ainda, achar a concordância das curvas e dar forma a peça.
O próximo passo é fatiar e passar cada uma para a chapa de compensado. Cortar no mínimo 30 formas diferentes. Montar no mesmo formato do isopor. Neste momento se entende como uma peça é composta, cada fatia forma uma curva do objeto. Por fim o trabalho é braçal mesmo.


A definição de forma háptica, conforme o material do Prof. Dsg. Roberto Scarpellini:
A sensação ativa de tamanho, contornos, textura de superfícies, peso, etc. de um objeto através do uso de todos os sentidos cutâneos e da sensibilidade profunda é denominada percepção háptica. A soma das percepções hápticas de um ser humano permitem ao cérebro localizar e avaliar estímulos mecânicos, térmicos e dores. Háptica é a área da ciência que estuda a percepção háptica.

Nenhum comentário: