quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Não pode!

Sempre tem alguém dizendo "Não pode!" para uma criança quando ela começa a descobrir o mundo ao seu redor. Não pode tocar, não pode por na boca, não pode! Assim faz Jakob Nielsen no livro Projetando Websites. Para preservar a usabilidade ele faz diversas advertências aos webdesigners.
A conversa começa muito bem, Nielsen compara as páginas de web como os papiros egípcios, um rolo unidimensional. A partir dai esperava grandes sugestões de navegabilidade tridimensionais. Pelo contrário, os capítulos parecem um passo-a-passo de como plantar um bonsai. Poda daqui, arranca dali. O resultado sugerido é uma navegação só com links azuis. Como pode ser visto no site indicado pelo autor: www.useit.com
Como contestar um Ph.D. que estuda, pesquisa e é reconhecido mundialmente? Acredito que é infantil demais pensar que ele está errado. Achar que o usuário gosta é banner animado, movimento, ação, imagens grandes. Cuidar de alguns detalhes para o site torna-se mais ágil é fundamental para não perder o visitante. E o livro tem diversas dicas.
Esta semana encontrei um artigo do mesmo autor que falar sobre rastreamento ocular. Bem útil também para projetar um site:
http://www.designatento.com/design_grafico/digital/rastreamento_ocular_como_se_le_na_web.html

Nenhum comentário: